Tecnologia associada à economia de energia e água

ÁguasTecnologia associada à economia de energia e água

Tecnologia associada à economia de energia e água

Tecnologia associada à economia de energia e água

A poupança de água e energia tornou-se a base a nível doméstico, não só por razões económicas, mas também por causa do ambiente. Os níveis de contaminação devem ser reduzidos, e temos de atuar.

Está claro que, no campo económico, escolher a empresa de eletricidade mais barata ou a empresa de gás mais barata ajudará a economizar, mas reduzir o consumo é uma parte muito importante para alcançar uma grande poupança, fazendo uso eficiente e responsável do mesmo.

Apesar do bom trabalho dos utilizadores ser claramente a chave para atingir estes objetivos, a verdade é que o desenvolvimento tecnológico tem-nos proporcionado alguns equipamentos e sistemas que podem nos ajudar a reduzir os consumos domésticos de água e energia.

A domótica consiste num conjunto de tecnologias utilizadas na automatização e controlo inteligente das nossas casas e empresas.

Este tipo de tecnologia permite-nos gerir de forma mais eficaz a utilização de energia e água, ao mesmo tempo que nos proporciona conforto e segurança.

Sistemas inteligentes para poupar energia

Nos sistemas inteligente de poupança de energia, focamos seguintes pontos:

? Ar condicionado: Nos meses mais quentes e frios, o ar condicionado consome 40% do total de energia. Estes sistemas inteligentes podem poupar ainda mais porque funcionam sozinhos e de acordo com parâmetros previamente definidos como a temperatura externa, hora do dia, o tipo de ocupação do espaço, e muitos outros.

? Iluminação: Quase 25% da nossa conta de luz é usada para iluminar a casa. Destacam-se as lâmpadas LED inteligentes, capazes de ajustar o seu brilho, funcionamento e intensidade de acordo com parâmetros externos, como o horário do dia ou a quantidade de luz natural. Para o funcionamento normal do sistema de iluminação inteligente, é necessária a presença de detectores (como detectores de presença ou movimento), que recolhem informações e enviam-nas ao sistema, e este atuará em consonância.

? Conveniência: Esta pode ser a maior vantagem deste tipo de sistema. Com a ajuda das aplicações móveis ou alto-falantes inteligentes, podemos controlar quase toda a casa, o que nos faz sentir muito confortáveis.

? Eletrodomésticos: Em comparação com os eletrodomésticos tradicionais, os eletrodomésticos inteligentes podem economizar energia em até 40%. Entre este tipo de equipamento, destacamos as máquinas de lavar roupa e loiça inteligentes, que podem ajustar o seu funcionamento de acordo com a carga ou tipo de produto a lavar. Também encontramos fornos que podem ser operados remotamente ou refrigeradores que nos avisam que o produto está esgotado.

? Segurança: uma das principais tecnologias inteligentes utilizada, é o sistema de alarme. Os alarmes inteligentes e sistemas de vigilância por vídeo permitem controlar totalmente a nossa casa de forma remota. Graças a esses sistemas, poderemos ver o que ocorre na nossa casa a qualquer momento e a partir de qualquer lugar, recebemos notificações sempre que alguém tentar entrar na nossa casa, permitindo o controlo durante 24 horas por dia.

Sistemas de poupança de água

Em termos de redução dos consumos de água, também é importante referir que existem diferentes equipamentos que podem ajudar a diminuir o consumo deste recurso.

É importante recordar que a poupança de água e energia estão intimamente relacionadas. Nesse sentido, se conseguirmos que a água do chuveiro atinja a temperatura certa mais rapidamente, não se gasta tanta água e energia.

Vejamos que equipamentos podemos usar para poupar até 60% da água em casa:

? Autoclismo de baixo consumo: os autoclismos atuais são mais eficientes, deitando cerca de 7 a 10 litros cada vez, enquanto algumas mais antigas eliminam cerca 30 litros em cada utilização.

? Sistema de recirculação de água: É um mecanismo responsável por fazer a água circular num circuito fechado até atingir 35ºC, momento em que a água sairá pela torneira. Graças a este sistema, a água não é desperdiçada até que a temperatura adequada seja atingida. Além disso, a água quente não utilizada volta à caldeira e o aquecê-la não consumirá muita energia. Estes sistemas podem poupar até 8.000 litros de água por pessoa por ano. Estes números podem dar uma ideia daquilo que pode poupar nas contas de água em casa.

? Torneira monocomando: Alguns destes tipos de torneiras possuem sistema de abertura em duas etapas. Com estes sistemas, além de conseguirmos poupar energia para a água quente, também podemos poupar até 50% de água.

? Válvula de controlo de fluxo: Como os dispositivos móveis podem ajustar o fluxo de água de acordo com a pressão da rede, este tipo de sistema pode responder dinamicamente à pressão.

? Perlizadores: estes dispositivos são aparafusados ??na torneira para misturar água e ar. Graças a este sistema, a sensação de fluxo será a mesma, mas é possível poupar entre 40% e 60% de água.

Usar a tecnologia para poupar energia e água ficou mais fácil, o mais importante é que apenas precisamos investir apenas uma vez, para ter uma poupança nos consumos de forma constante, e isso será refletido nas faturas todos os meses.

× Send us a message now