Como poupar na conta de luz: dicas para gastar menos com eletricidade em 2022

EletricidadeComo poupar na conta de luz: dicas para gastar menos com eletricidade em 2022

Como poupar na conta de luz: dicas para gastar menos com eletricidade em 2022

A inflação, a guerra na Ucrânia, inverno, teletrabalho… são muitos os fatores que estão a influenciar os gastos com eletricidade que tem disparado, aumentando o interesse e as formas sobre como economizar em eletricidade, e diminuir o susto quando a conta chegar a casa.

É claro que pouco pode ser feito sobre o que foi mencionado acima, mas há mais espaço para agir para se poupar e gastar menos eletricidade, desde evitar erros que custam muito dinheiro até seguir algumas dicas simples para economizar eletricidade em casa.

Como poupar na conta de luz em 2022

Se é uma das pessoas que se pergunta “O que posso fazer para economizar na conta de luz?”, as seguintes dicas para gastar menos energia elétrica podem ser de interesse e de grande utilidade:

Alterar a potência contratada

Um ponto importante mas em que muita gente não se dá conta na hora de reduzir o custo da energia elétrica é ajustar a potência contratada associada ao seu contrato de energia. A potência elétrica deve estar de acordo com as necessidades da sua casa. Se a sua potência está acima do que necessita, saiba que está a perder dinheiro.

Aproveite as horas de luz natural

É uma recomendação simples ou até óbvia, mas que permitirá poupar na conta de luz com facilidade e sem muito esforço.

Se está em teletrabalho e tem um horário flexível, ou se está em casa no fim de semana ou férias, situações como não acender a luz ou desligá-la quando há luz natural suficiente, ou encontrar uma parte da casa que esteja melhor iluminado pelo sol, pode ajudá-lo a pagar menos na conta elétrica. São dicas muito úteis e fáceis de aplicar.

Adapte sua vida às horas de luz mais baratas

Atualmente já existem tarifas bi-horárias que oferecem um preço de eletricidade mais baixo em determinadas horas ou dias da semana. Se é daquelas pessoas que apenas está em casa à noite ou se é aos fins de semana que usa mais energia nas tarefas domésticas, esta pode ser a tarifa ideal para si. As tarifas bi-horárias têm períodos onde o preço do kwh é cerca de metade do da tarifa “normal”.

Assim, as horas mais baratas são ideais para atividades como cozinhar e a colocar a máquina de lavar roupa ou loiça a funcionar, nem como ar condicionado ou aquecimento.

Use aplicações, gadgets ou outros dispositivos para poupar eletricidade

Existem aplicações e dispositivos simples para economizar eletricidade, pois permitem visualizar os níveis do consumo energético e fazer uso mais eficiente do sistema de aquecimento, entre outras medidas.

Compare as tarifas e escolha a que mais se ajudam a si

Sabemos que o consumo em cada casa varia de acordo com os eletrodomésticos, número de pessoas que aí vivem e do próprio uso da energia. Como foi dito anteriormente, deve escolher a tarifa de energia que mais se ajusta ao seu consumo, como por exemplo, a tarifa bi-horária que é mais barata em certos horários do dia, ou a tarifa normal, cujo preço da energia é o mesmo todos os dias. Qual lhe convém mais?

É importante referir que existem várias empresas especializadas na comparação de tarifas em vários setores, como é o caso da Selectra, podendo ajudá-lo a escolher a melhor tarifa de energia para a sua casa. Além da energia, se tem serviço de internet, saiba que também pode ter informações gratuitas e comparar preços nas telecomunicações e ainda saber as empresas que oferecem internet mais barata.

Use dispositivos de baixo consumo e eletrodomésticos eficientes

Nos dias mais frios é inevitável ligar o aquecimento e aumentar os custos de energia, mas existem radiadores e fogões de baixo consumo com os quais pode-se gastar menos energia.

As lâmpadas LED estão na mesma linha: muito mais eficientes energeticamente que as tradicionais, permitem economizar na conta de luz e oferecem outros benefícios, como serem mais ecológicas, mais resistentes e mais rápidas em atingir a intensidade máxima.

Também existem diferenças quando se vê televisão: uma televisão com tecnologia LED consome 25% menos que a LCD e 40% menos as de plasma.

Finalmente, se tem aparelhos antigos, talvez seja hora de substituí-los por outros modernos e mais eficientes: as classes energéticas foram alteradas, deixando de existir as designações A+++, A++…, e passando às classes A (mais eficientes) a G (menos eficientes). Recorde que os eletrodomésticos mais antigos gastam muito mais energia que os atuais. Apesar de serem um pouco mais caros, a curto prazo irá recuperar esse investimento com contas de energia mais baixas.

Programe o funcionamento dos eletrodomésticos

Saber as horas mais baratas de eletricidade pode ser muito útil, mas às vezes é de pouca utilidade se forem de madrugada ou quando você ainda não chegou em casa, por exemplo.

Felizmente, muitos aparelhos oferecem a opção de programação: uma ‘invenção’ barata para economizar na conta de luz. A programação de aparelhos como a máquina de lavar e secar ou a máquina de lavar louça permite evitar as horas de luz do dia mais caras e, portanto, gastar menos dinheiro.

Não confie no stand-by

Uma das chaves para reduzir o consumo de energia para assistir televisão —aplicável a outros dispositivos — é desligá-los em vez de deixá-los em stand-by (consumo fantasma), o que se traduz numa poupança de energia elétrica de até 10%.

É recomendado usar extensões elétricas para desligar todos os aparelhos ao mesmo tempo, ou comprar modelos “inteligentes” que detectam se o aparelho principal está em stand-by, caso isso ocorra, todos os dispositivos que estejam conectados a este, serão desligados.

Controle a temperatura

O frio do inverno ‘pede’ que ligue o aquecimento e o calor do verão leva ao uso do ar condicionado, mas se quiser economizar dinheiro terá que se controlar até certo ponto, tanto em não tê-los ligados durante todo o dia como no ajuste da temperatura.

A temperatura ideal para se sentir confortável no inverno e não gastar muita energia é possível se ajustar o termostato nos 20°C, enquanto no verão o ar condicionado deve estar à volta de 25°C.

Poupar na conta de luz em 2022 passa necessariamente pelas dicas mencionadas, mas também saber reduzir o custo dos diferentes eletrodomésticos que tem em sua casa. O importante é poder aplicar todos os que possa de uma maneira diária e responsável. O ambiente agradece e a sua carteira também



× Send us a message now