Saiba qual a melhor opção para o seu carro elétrico: Carregador AC ou DC?
A transição para veículos elétricos está a impulsionar avanços significativos nas tecnologias de carregamento e estas são as duas opções mais comuns: corrente contínua (DC) e corrente alternada (AC).
As duas opções têm diferenças que afetam a eficiência, a velocidade de carregamento e a complexidade do sistema.
O carregamento em corrente alternada (AC) é normalmente encontrado em residências e locais de trabalho. Utiliza a energia padrão da rede elétrica e depois os carregadores AC convertem a corrente alternada em corrente contínua dentro do próprio veículo. Embora esta solução seja mais lenta em comparação com o carregamento em corrente contínua, é ideal para carregamentos noturnos ou durante longos períodos de estacionamento.
Por outro lado, o carregamento em corrente contínua (DC) é conhecido pela rapidez e eficiência. Este tipo de carregadores, geralmente encontrados na rua e em estações de carregamento rápido, fornecem corrente direta à bateria do veículo, eliminando a necessidade de conversões internas. O resultado são tempos de carregamento significativamente mais rápidos, logo ideais para viagens longas ou para situações em que o tempo é crucial.
Representação gráfica da corrente alternada e da corrente contínua.
Além da velocidade de carregamento, há diferenças na complexidade do sistema e nos custos de instalação.
A escolha entre corrente contínua e corrente alternada depende das necessidades individuais dos condutores, assim como da disponibilidade da infraestrutura de carregamento. Ambos desempenham um papel crucial na transição para a mobilidade elétrica, oferecendo opções para responder às exigências dos proprietários de veículos elétricos. Com a evolução contínua da tecnologia de carregamento estamos a caminhar para um futuro mais sustentável e eficiente nas estradas.
Para um futuro e um planeta mais sustentável conte com a energia certa da ElectroREP.
Contacte-nos e conheça a #energiacerta para a sua empresa.